SAÚDE OCUPACIONAL E SEGURANÇA NO TRABALHO
O Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho é um produto que traz uma proposta de gestão integrada, para oferecer mais tranquilidade e qualidade no atendimento das NR's e exigências de legislação trabalhista.
A Saúde Ocupacional é uma área da saúde que cuida especificamente da saúde do trabalhador, especialmente na prevenção de doenças ou problemas provenientes do trabalho, pois seu objetivo é promover o bem estar tanto físico como mental e social dos trabalhadores no exercício de suas ocupações.
E a Segurança no Trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas com o objetivo de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, com a identificação, avaliação e controle dos riscos, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para as pessoas.
Muitas empresas não tratam mais a Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho apenas como uma obrigação das leis trabalhistas e sim como uma ação preventiva.
Com essa integração, as empresas se beneficiam com a possibilidade de enxergar os problemas antes que eles aconteçam, aumentando a produtividade de seus colaboradores, a qualidade de seus produtos, evitando perdas de vidas, mutilações, incapacidades para o trabalho, afastamentos e também, demandas jurídicas, acarretando grandes perdas financeiras.
Por isso, sua empresa pode contar com a área de Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho para atender as Normas de Segurança e Medicina Ocupacional do Ministério do Trabalho e da Previdência Social, oferecendo mais benefícios, qualidade de vida, saúde e segurança para os colaboradores da sua empresa.
Produtos:
· PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
Parte integrante do conjunto de iniciativas da empresa para promoção da qualidade de vida dos trabalhadores, o programa visa prevenir, rastrear e diagnosticar os agravos à saúde dos funcionários para a indicação de ações preventivas.
· PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
Tem como objetivo analisar os riscos ambientais do local de trabalho, estabelecendo medidas para sua eliminação, redução e controle. Está articulado com as outras NR’s, principalmente a NR-7, a fim de garantir a gestão integral da saúde do trabalhador e preservar sua integridade física e mental.
· ERGONOMIA
Estudo do ambiente de trabalho e sua interação com o ser humano, visando o conforto, bem estar e produtividade dos trabalhadores.
· LTCAT - Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho
Tem por objetivo a avaliação das condições de trabalho para identificação de possíveis riscos físicos, químicos e biológicos existentes no ambiente laboral. O LTCAT é o documento instituído pelo INSS para o preenchimento do PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário.
· CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
A CIPA é uma comissão formada por funcionários da empresa que analisa os acidentes do trabalho, identifica riscos para proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para as pessoas. Os Cipeiros são responsáveis pela elaboração do Mapa de Risco e da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.
· PERÍCIAS JUDICIAIS
Assistência técnica em ações judiciais envolvendo questões de insalubridade, periculosidade e médica, incluindo a análise do processo, elaboração de quesitos, acompanhamento da diligência pericial, elaboração do parecer técnico, análise do laudo elaborado pelo perito judicial e auxílio na contestação do laudo.
· FAP - Fator Acidentário de Prevenção
Mecanismo adotado pela Previdência Social de agravo ou bonificação do RAT – Riscos Ambientais do Trabalho, em função dos benefícios acidentários concedidos, estimulando cada empresa a implementar políticas mais efetivas de Saúde e Segurança no Trabalho.
· TREINAMENTO DE BRIGADA DE INCÊNDIO
Treinar e capacitar grupos de brigadistas pré-determinados pela legislação estadual e nacional em situações de emergência de primeiros socorros, evacuação de ambientes e prevenção de combate a incêndios.
Vantagens:
► Possibilidade de redução do absenteísmo e do presenteísmo;
► Prevenção de acidentes no trabalho;
► Melhoria na qualidade de vida dos funcionários.